quinta-feira, janeiro 08, 2009

Deixando o Aquecimento Global no Limbo

Bem, eu tinha pensado mostrar as variações do CO2 com as glaciações, mostrar como elas acompanham a variação da temperatura mas notando que o fazem com um ligeiro atraso, pois a variação do CO2 nesta situação é consequencia e não causa da variação de temperatura, mostrar como em sites credenciados mas ligados às ideias do “aquecimento global” os gráficos são ostensivamente esborratados para esconder que a variação do CO2 é posterior à da temperatura, apresentar as explicações existentes e a minha para o facto de o CO2 variar com a temperatura (até ao longo do ano varia com a temperatura);

e tinha pensado falar de como as plantas enfrentaram a progressiva diminuição do CO2, os ciclos de fotossíntese C3 e C4, as consequências da diminuição do CO2 a prazo; e finalmente, fazer um pouco de futurologia, analisando como a queima de combustíveis pode influenciar este quadro de progressiva diminuição do CO2.

Mas, com o frio que faz, quem é que ainda pensa no «aquecimento global»? Há quanto tempo as noticias não o referem? Quem é que vai aceitar planos de sequestro do CO2? Quem é que vai gastar dinheiro a destruir CO2 no meio desta «crise»? Claro que as propostas continuam a surgir, ainda há perspectivas de negócio, mas não acredito que vão para a frente.

Como o arrefecimento global implica maiores amplitudes térmicas, é possível que surjam uns dias muito quentes no Verão, e os incêndios do costume, e lá volte a tolice do aquecimento global; nessa altura talvez o tema ganhe oportunidade. Mas, por agora, digamos que perdeu actualidade, vou antes falar de outros assuntos, porque este... o interesse deste «arrefeceu», não é verdade?

5 comentários:

antonio ganhão disse...

Realmente esse é um negócio que entrou em crise. Mas julgo que a culpa é dos russos que cortaram o fornecimento de gás...

vbm disse...

:)

fa_or disse...

Aqui por estes lados só arrefece cada vez mais... bbrrrr que frio! lol

alf disse...

Este frio até arrefece os ânimos, mas vale o calor dos valorosos companheiros que quer faça chuva vento ou neve trazem para aqui o brilho da primavera na suas palavras. Obrigado.

Vou «fechar» um mesito para meditação. Tenho de «ouvir» primeiro para depois poder «contar», não é verdade? Mas um mês passa depressa, muito depressa.

Um abraço a todos e até já.

susana disse...

alf, acho que ainda ninguém percebeu que eu só quero que fique bem esclarecido que não fui eu que copiei,ou plagiei. A única coisa que me importa é isso! Tenho blog desde 2005 e tenho feito por evoluir, no conteúdo dos meus posts. Até andei a tirar um curso de fotografia. Tenho-me esforçado por publicar assuntos interessantes e que ao mesmo tempo, não sejam enfadonhos. Penso que o segredo de uma boa postagem, está aí. Às vezes queria dizer muito mais, sobre um assunto, mas sei que se publicar textos muito extensos, a maior parte das pessoas nem lêm. Umas porque nem tem tempo e outras porque simplesmente nem se dão ao trabalho de ler. Daí que depois de ter estes cuidados todos, não ter gostado que o meu esforço fosse posto em causa!
Obrigada pelas tuas palavras, assim como aos restantes blogers que me vieram dar o seu apoio!