sábado, março 17, 2012

A malandrice do BCE


tirei esta imagem daqui; recomendo vivamente o blogue. 

Ao ler a coluna do Luís Duque no Expresso tive um “flash”: percebi a última malandrice do BCE!

Este texto não é o que estava previsto na sequência do anterior mas vem muito a propósito do que ando a querer expor; ora vejam:

Sabem como é que alguns ou todos os países que têm sido intervencionados pelo FMI por este mundo fora (as intervenções do FMI são como as operações militares dos EUA... há sempre uma razão para intervirem nesta ou naquela parte do mundo...) se têm livrado dele?

Como a intervenção do FMI conduz a uma recessão crescente, os títulos da dívida soberana desse país caem no mercado secundário; e como a recessão cresce sempre, os títulos caem sempre. Quando estão suficientemente baixos, o país vai ao mercado secundário e compra os seus próprios títulos de dívida – e é assim que se vê livre dela, comprando-a por uma fracção do preço.

Mas quem é que fica perder, perguntarão vocês? Bem, entendam, o negócio financeiro não tem por objectivo criar riqueza, é tudo “dona branca”, é tudo esquemas em que uns tentam sacar dinheiro a outros. Podia não ser assim, os países nórdicos vão implementando esquemas para impedir que assim seja, mas nesta parte do mundo dita de economia liberal é assim. No balanço, eles ganham sempre, mesmo quando perdem alguma coisa, porque já ganharam antes nos juros usuários e já estão a ganhar de novo noutra qualquer parte do mundo; por isso, o seu objectivo é manter o processo.

Mas agora, ao FMI juntou-se o BCE. Aparentemente, o BCE é muito mais sinistro que o FMI. E tem objectivos de Poder, não apenas de Dinheiro.

Sabendo que a válvula de escape tem sido os países comprarem a sua própria dívida soberana no mercado secundário, que faz o BCE? Adianta-se aos países e compra ele mesmo a dita dívida, impedindo uma queda demasiadamente acentuada, impedindo essa válvula de escape dos países.

Em nome de que teoria liberal é que o BCE intervém no mercado secundário?? O mercado não se “auto-regula?” Ou o mercado só é “livre” quando convém aos bancos e “regulado” quando não lhes convém??

Se o BCE fosse uma instituição para defender os países, faria o mesmo que faz a reserva federal americana e os outros bancos centrais – compram dívida para arquivar. Mas não, o BCE não vai fazer nada disso, vai depois exigir aos países o pagamento dessa dívida. E quem é o BCE? São os alemães!

Os gregos conseguiram renegociar a sua dívida com os credores privados pois a estes o que interessa é manter o processo; mas nós, quando a quisermos renegociar, ela vai estar na mão do BCE; e acham que o BCE vai “perdoar” como fizeram os privados? Não pode, não é verdade? Pois se os títulos foram comprados com o dinheiro dos contribuintes alemães... então, o que acham que eles vão fazer?

5 comentários:

Diogo disse...

«E quem é o BCE? São os alemães!»

Não! O BCE é tal, como o FMI ou a Reserva Federal americana, uma ferramenta do Oligopólio Financeiro Mundial e é este que os controla.

Essa historieta do eixo Franco-Alemão a dominar a finança europeia é uma falácia completa.

alf disse...

Diogo

Eu sei disso;

Só que essa historieta vai continuar a existir, essa falácia vai continuar a ser usada; por isso, quando chegar a altura do BCE cobrar, vão dizer que estamos a dever aos "contribuintes alemães".

É mais uma falácia, o dinheiro do BCE é quase todo dinheiro impresso para este efeito, é dinheiro "do sistema"; mas não é isso que vão dizer, não é verdade?

Mais: eu penso que a Merkel está a tentar aproveitar isto para os seus desígnios de Poder, por isso ela vai reforçar a tese de que "devemos ao contribuinte alemão", que é para lhe dar a superioridade moral, o direito a tomar posse disto.

(uma notícia de hoje: a Merkel está muito zangada por o Sarkozy estar a dispensar a sua "ajuda" na sua campanha eleitoral...)

Abraço

alf disse...

Diogo

Eu estou a pensar que o Passos Coelho está completamente ao serviço do Oligopólio Financeiro Internacional, vai fazer de nós todos meros empregados de empresas estrangeiras com as condições de vida dos pobres na américa, sem segurança social e com ordenados miseráveis,

e que a Merkel tem um projecto diferente de poder alemão;

O que é que você pensa?

Diogo disse...

Alf,

Eu acho que não. A Merkel é apenas um fantoche, tal como são todos os líderes europeus ou norte-americanos.

Um quarto da população alemã está desempregada ou precarizada.

Ao Oligopólio Financeiro Internacional interessa dar a sensação de que existe um choque de poder entre nações. Nada mais falso.

Diogo disse...

Então? Estamos a dormir há uma semana?