terça-feira, outubro 08, 2013

Obrigado Rui Machete


Neste país inacreditável, uma pessoa está sujeita às coisas mais impensáveis – como esta de eu estar a agradecer a uma pessoa como o Rui Machete. Mas tenho de lhe agradecer porque ele defendeu os interesses das largas centenas de milhares de portugueses que estão em Angola, de outros tantos que estão em vias de ir para lá para conseguirem sobreviver e de todos nós que aqui vivemos e que podemos beneficiar do investimento angolano e do dinheiro que os angolanos para cá trazem.

Há uma coisa que nenhum país do mundo faz: investigar o dinheiro que entra! O que se investiga é o dinheiro que sai, não é nunca o que entra!

Além disso, se há investimento que convenha ao País é o investimento angolano. Como é óbvio, o investimento angolano não vem à procura da mão-de-obra barata, não é?
O investimento alemão só está interessado na mão-de-obra barata; para conseguir isso, os poderes alemães agem ativamente para manter o país atrasado, com alto desemprego, em recessão, porque é isso que lhes garante a mão-de-obra barata. Toda a gente neste vasto mundo sabe isso menos os nossos economistas e comentadores de TV; é por isso que hoje ninguém aceita investimento estrangeiro sem um sócio nacional e sem transferência de saber-fazer – ninguém exceto nós.

Então, se é ótimo para nós que os angolanos ponham cá dinheiro e invistam cá, porque é que a PGR se mete a investigar os angolanos????

Se olharmos para os resultados da acção da PGR, um quadro começa a emergir.

A primeira coisa que chama a atenção é a sistemática fuga de informação; só vejo uma explicação: alguém na PGR recebia bom dinheiro por essas fugas. Mas depois surge algo surpreendente: a PGR, a entidade de competência máxima na investigação criminal, não consegue descobrir os criminosos nem acabar com as fugas!!!! Como é possível?

Mas há mais. Olhamos para as investigações e elas parecem nunca chegar a um fim. Refiro-me às investigações que envolvem muito dinheiro, porque nas outras a PGR é implacável. O ministro grego da defesa já está em tribunal, mas cá continua sem se saber nada do caso dos submarinos; o Maddoff foi condenado em meses, mas o Oliveira e Costa parece que se perdeu dentro de casa; o Duarte Lima, com um caso de homicídio fortíssimo contra ele não há de ser incomodado enquanto o dinheiro que era do Feteira não se acabar… Curioso como a PGR se preocupa tanto com o dinheiro angolano mas não se preocupa nada em que um suspeito grave de assassínio seja julgado… ou estou a ver mal?

Então temos investigações sobre tudo o que envolve dinheiro, fugas convenientes para os jornais, e depois nada! O que vos sugere isto? A mim sugere-me um quadro de chantagem. Evidentemente, longe de mim pensar que a PGR é um centro de chantagem e corrupção! Não acredito nisso nem acredito em bruxas ;-) Há certamente outra explicação.

Claro que se a PGR fosse uma central de chantagem, já fazia sentido ela investigar os dinheiros angolanos: os chantagistas querem lá saber se estão a prejudicar os interesses do país e dos muitos portugueses que vivem em Angola!!! Que outra razão pode haver para tal investigação ser feita sem um pedido das autoridades angolanas e "soprada" para os media? Eu desconheço, dada a minha ignorância destas coisas, mas certamente que há!

E há mais coisas a respeito da PGR, como as suspeitas de abrir processos de acordo com as conveniências do PSD e CDS. Más línguas, é claro: a atuação da PGR é tão transparente como a do BCE.

Enfim, todas estas coisas transcendem a nossa humilde esfera mas há um facto inquestionável: esta investigação é altamente gravosa dos interesses nacionais e uma ofensa aos angolanos. O Rui Machete fez aquilo que tinha a fazer, face ao lamentável comportamento da PGR.

E não é que os líderes da oposição, em vez de agradecerem, desataram hipocritamente aos gritos a exigir a demissão do ministro que defendeu os interesses de Portugal? Com o Seguro à cabeça?!?

O que é vocês pensam do assunto?

4 comentários:

alf disse...

isto é algo provocatório, um exercício de contraditório, mas digo alguma coisa que não seja verdade?

se os angolanos se metessem a investigar os negócios do BES ou do Zé Guilherme não desatava tudo aí a berrar que isso era um acto hostil do governo angolano?

Somos muito moralistas quando se trata de julgar os outros... Os angolanos enriquecem com o petróleo? E estes banqueiros todos para quem o BCE anda a imprimir centenas de milhares de milhões de euros? Ou o Fed, que está a dar aos banqueiros 85 mil milhões de euros por mês? O JES é corrupto? E o Putin? E os sheiks da Arábia Saudita. E, já agora, quem pagou a vivenda do Cavaco? e como é que tanta gente do BPN vai parar ao Governo? Cada um é corrupto à sua medida...

UFO disse...

Nem mais. Eu vejo do mesmo modo.
A PGR ao sentimento de ofensa só teria uma coisa a fazer. Calar para não se meter na política e julgar que é para isso que lhes pagamos. Depois todos sabemos que a justiça só funciona contra quem ela quer. De resto perdem-se nas minudências, falhando o fundamental.

HORIZONTE XXI disse...

Boas!
Não sei o que se está a passar em concreto acerca deste assunto mas um facto tenho certeza, não foram os portugueses que trabalham em angola nem os que ainda para lá irão que motivaram o pedido de desculpas, portanto não há lugar a agradecimento.

Abraço livre

alf disse...

UFO e HORIZONTE XXI

Uma coisa que me irrita nos portugueses é serem fortes com os fracos e fracos com os fortes.

Se a cena do Machete tivesse sido com os EUA, a reacção de toda esta gente teria sido: a PGR é uma vergonha, envergonha o país, etc e tal. Isto porque nos consideramos INFERIORES aos EUA; mas como foi com Angola, e como estupidamente nos consideramos SUPERIORES a Angola, desatou tudo a bater no Machete.

Eu tenho estado à espera da reacção dos angolanos; e ela aí está.

Todos aqueles que andaram a vociferar contra o Machete são agora responsáveis por termos relações degradadas com o último país com quem isso podia acontecer; o único país que mete realmente dinheiro cá - os outros só sacam. O país que dá emprego em massa e oportunidades de negócios aos portugueses em condições preferenciais - ou dava.

Com a selecção de futebol é o mesmo:quando o selecionador ou treinador é bom e a equipa ganha, os tugas acham logo que são os maiores e no primeiro deslize querem a cabeça do treinador; aconteceu com o Queirós, com o Domingos, por exemplo, e há-de acontecer com o Leonel Jardim. Quando é mau e as coisas correm mal, fica todo caladinho e a pensar que antes assim que pior. É o que acontece com o Bento. E temos muita sorte em ele estar lá porque ninguém com juizo vai querer ser seleccionador de um país destes.

Com a política é o mesmo: se o governo é bom, é tudo a querer mais. Aconteceu com o Guterres e
o Sócrates; mas se é mau, o pessoal vai aguentando, não é?

Às vezes, falta-me a pachorra...